Novembro Roxo: HRC realiza ensaio fotográfico para humanizar cuidados com bebês prematuros

Ação fortalece vínculos entre famílias, equipe de saúde e recém-nascidos internados na UTI Neonatal em Ceilândia.

Feito por fotógrafos voluntários, ensaio teve como objetivo fortalecer o vínculo entre famílias, equipe e bebês prematuros | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

No mês dedicado à conscientização sobre os nascimentos prematuros, o Novembro Roxo, unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) desenvolvem atividades de acolhimento voltadas às famílias que convivem com a rotina das UTIs neonatais. No Hospital Regional de Ceilândia (HRC), a campanha ganhou forma com um ensaio fotográfico especial realizado com bebês prematuros internados e seus familiares.

O ambiente da unidade neonatal foi cuidadosamente decorado pela equipe, com fotos de ensaios anteriores, mensagens de mães que já passaram pelo setor e elementos visuais que reforçam a delicadeza e a força dos pequenos guerreiros. O objetivo foi criar um espaço de afeto e acolhimento, amenizando o impacto da internação prolongada.

O ensaio foi realizado por fotógrafos voluntários, que, desde 2018, dedicam seu tempo e sensibilidade para registrar momentos únicos entre pais e recém-nascidos. “É um momento em que mães e pais podem dar uma pausa no estresse gigante causado pela internação de seus bebês”, explica Yara Régia Silva, tutora do Método Canguru no HRC. “Eles podem se arrumar, encontrar com outros familiares e, assim, diminuir esse peso.”

Afeto que fortalece

Para muitas famílias, o ensaio fotográfico representa mais do que imagens: é um respiro.
A mãe Bruna Chagas, 26 anos, participou da atividade com o filho Leonardo, internado após apresentar queda de saturação ao nascer.
“Ver o nosso filho internado dá muito medo, principalmente porque não podemos ficar tão pertinho. Nesse sentido, a ação distrai a mente da ansiedade. Achei uma iniciativa bonita”, contou.

O diretor do HRC, Fabricio Nunes Paz, destaca o impacto emocional e humano da ação. Segundo ele, o hospital é uma das unidades que mais recebe partos prematuros no DF, o que torna essas iniciativas ainda mais necessárias. “Essas ações facilitam a integração das equipes com os bebês e sensibilizam sobre a importância do cuidado com eles. Representam acolhimento e união”, afirmou.

Novembro Roxo

A campanha internacional Novembro Roxo busca chamar atenção para:

  • prevenção do parto prematuro;

  • acompanhamento integral às famílias;

  • fortalecimento do cuidado em rede;

  • humanização do atendimento neonatal.

Ações como o ensaio reafirmam que o cuidado vai além da assistência médica: envolve presença, acolhimento e escuta em um período marcado por fragilidade e esperança.

Fonte: Secretaria de Saúde do DF (SES-DF)

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem