Governo da Bahia fortalece saúde com ampliação do Hospital Dom Antônio Monteiro em Senhor do Bonfim

 

Fotos: Jamile Amine- Ascom/Sesab

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, esteve em Senhor do Bonfim nesta quinta-feira (28) para acompanhar de perto o processo de fortalecimento da rede pública de saúde na região Norte do estado. Durante a agenda, a gestora vistoriou as instalações do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM), unidade estadualizada pelo governador Jerônimo Rodrigues e que passa agora a integrar oficialmente a rede estadual de saúde sob gestão da Fundação José Silveira.

A visita ocorre logo após a publicação, no Diário Oficial do Estado, do novo contrato de gestão firmado entre o Governo da Bahia e a fundação responsável pela administração da unidade, consolidando um importante avanço na regionalização da assistência hospitalar.

Acompanhada do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), Jonival Lucas, Roberta Santana participou de reuniões com prefeitos, secretários municipais de Saúde, ex-prefeitos e lideranças políticas da região para apresentar os impactos positivos da estadualização do hospital e os investimentos planejados para ampliar o atendimento à população.

Durante o encontro, a secretária detalhou o novo perfil assistencial da unidade, os serviços que serão implantados e as melhorias estruturais que já começam a transformar o hospital em uma referência regional de média e alta complexidade.

“A estadualização do Hospital Dom Antônio Monteiro representa um passo importante para fortalecer a regionalização da saúde e ampliar o acesso da população a serviços especializados mais próximos de casa. Estamos estruturando uma unidade mais resolutiva, com ampliação de leitos, novos serviços e integração à rede estadual, garantindo mais qualidade e segurança na assistência prestada aos moradores de toda a região de Senhor do Bonfim”, destacou Roberta Santana.

Ela também ressaltou a importância do diálogo com os municípios para garantir uma atuação integrada e eficiente na área da saúde pública. “A reunião com os prefeitos e secretários municipais de Saúde foi fundamental para alinharmos estratégias e reforçarmos o compromisso do Estado com uma atuação integrada, organizada e regionalizada, construída em parceria com os municípios”, afirmou.

Com a incorporação à rede estadual, o Hospital Dom Antônio Monteiro ampliará gradualmente sua capacidade de atendimento, passando dos atuais 87 para 115 leitos. A unidade se torna agora o 56º hospital estadual da Bahia e o 14º hospital entregue ou incorporado pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues desde 2023.

A expectativa é que a estadualização beneficie diretamente mais de 300 mil moradores da região, consolidando o hospital como referência para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

O novo modelo assistencial prevê atendimento 24 horas em urgência e emergência adulto, pediátrica e obstétrica, além de internações clínicas e cirúrgicas, leitos de UTI Adulto e Neonatal, atendimento em saúde mental e ampliação do suporte diagnóstico com exames de tomografia, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia.

A implantação da gestão estadual será realizada por etapas. Na primeira fase, o hospital inicia o funcionamento sob administração estadual mantendo os 87 leitos atuais, mas já ampliando imediatamente a carteira de serviços oferecidos à população.

Com a conclusão das obras de adequação, prevista para outubro deste ano, a unidade alcançará sua capacidade plena de 115 leitos e passará a oferecer novos procedimentos especializados, como cirurgia vascular, cirurgia por vídeo e obstetrícia de alto risco.

O Governo da Bahia investirá R$ 21,4 milhões na requalificação completa da unidade, incluindo obras estruturais e aquisição de equipamentos modernos. As intervenções abrangem reforma do centro cirúrgico, modernização das enfermarias, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e ampliação de setores estratégicos do hospital.

A previsão é que toda a reestruturação seja concluída até março de 2027, consolidando o Hospital Dom Antônio Monteiro como um dos principais polos regionais de saúde do interior baiano.

A estadualização da unidade representa mais um avanço da política de descentralização da saúde promovida pelo Governo da Bahia, aproximando serviços especializados da população do interior e reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros urbanos.

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem