Iniciativa já realizou mais de 1,8 mil atendimentos psicológicos e une criatividade, acolhimento e inovação pedagógica.
O Projeto Levemente vem transformando o cotidiano das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) ao criar um ambiente de cuidado integral à saúde mental e estímulo à criatividade. Em setembro, mês dedicado à prevenção e ao bem-estar emocional, a iniciativa completou dois anos de atuação, contabilizando mais de 1,8 mil atendimentos psicológicos individuais nas seis unidades escolares.
Somente em 2024 foram 970 atendimentos, e no primeiro semestre deste ano já são 909, além de 237 horas de atividades coletivas, como oficinas criativas, palestras, rodas de conversa, grupos reflexivos e cine-debates. A proposta é fruto da parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secti, o CETT/UFG e a colaboração internacional da professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard (EUA).
Com uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais — nove psicólogos, um psicopedagogo e dois estagiários —, o programa atua em três frentes: formação continuada de educadores, prevenção e atenção direta aos estudantes, e ações educativas junto às famílias. Entre as principais demandas estão temas da adolescência, como autoestima, sexualidade e relações familiares, mas também casos mais graves, como ansiedade, automutilação e ideação suicida. Noventa por cento dos pedidos de atendimento são espontâneos, o que demonstra a confiança dos jovens no projeto.
Para os alunos, o impacto é imediato. Ana Cristina relata que o programa trouxe “mais vida para a escola”, ao proporcionar leveza e acolhimento. Já a estudante Isadora Araújo destaca o Cine Pipoca/Debate, que estimula a reflexão crítica sobre sentimentos e sociedade a partir do cinema. Como resume o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o projeto é inovador por unir criatividade, habilidades socioemocionais e ambiente acadêmico, ajudando a formar jovens mais conscientes, críticos e preparados para os desafios da vida.
Informações , Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás