Fotos: Divulgação/Semob-DF
Com quase 99% das passagens pagas por meios eletrônicos, sistema de bilhetagem digital do DF completa um ano com aumento na emissão de cartões, recargas via Pix e modernização da frota de ônibus.
Nesta segunda-feira (1º), o Distrito Federal celebra um ano da implantação do sistema digital de pagamento de passagens no transporte público coletivo. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), foi iniciada em 1º de julho de 2024 e transformou a rotina de mais de 1,4 milhão de usuários diários.
O projeto começou de forma gradual, atendendo inicialmente 52 linhas – cerca de 5,65% da rede de transporte. Até dezembro do mesmo ano, a modernização já alcançava a totalidade das 931 linhas operantes no DF.
Queda do uso de dinheiro
Com a digitalização, o pagamento em dinheiro tornou-se exceção. Atualmente, apenas 1,24% das viagens são feitas por meio de bilhete avulso, enquanto quase 99% dos acessos ocorrem por meios eletrônicos.
O Cartão Mobilidade é o meio de pagamento mais utilizado, responsável por 37,75% dos acessos (incluindo gratuidades). Em seguida, aparecem o Vale-Transporte, com 22,2%, e os cartões bancários com tecnologia por aproximação (EMV), que representam 9% das validações.
Gratuidades também digitalizadas
O sistema também incorporou o controle digital das gratuidades. Entre os principais beneficiários:
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Cartão Estudante: 18,11% dos acessos
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Cartão Especial: 6,42%
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Cartão Sênior: 4,47%
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Cartão Criança: menos de 1%
Essa integração digital trouxe maior controle e transparência na concessão dos benefícios.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a implantação foi um marco na modernização do transporte público no DF. “O pagamento digital foi implantado em tempo recorde, trazendo agilidade e segurança para passageiros e rodoviários. A frota está sendo renovada com veículos mais confortáveis e menos poluentes. E agora temos o Centro de Supervisão de Operações, que permite acompanhar as linhas em tempo real e viabiliza o desenvolvimento de um aplicativo para planejamento de viagens”, destacou.
Além da bilhetagem digital, a renovação da frota de ônibus também tem foco na sustentabilidade e na melhoria do conforto para os passageiros.
De acordo com o BRB Mobilidade, operador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), a emissão de Cartões Mobilidade cresceu 47% desde o início da digitalização, saltando de 491 mil para mais de 723 mil unidades entre julho de 2023 e maio de 2025.
Quanto às recargas, a preferência dos usuários também reflete a digitalização: 55% das recargas são feitas via Pix, enquanto o restante é realizado em um dos 204 pontos de atendimento presencial espalhados pelo DF, incluindo 70 locais dedicados à emissão de novos cartões ou segunda via.
Fonte:agenciabrasilia.df.gov.br
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)