GDF realiza ação integrada de acolhimento social em seis pontos de Ceilândia

 Foto: DF Legal 

Moradores em situação de rua receberão assistência em saúde, educação, habitação e auxílio emergencial de R$ 600; estrutura será desmontada após atendimento.

O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia nesta quarta-feira (2), a partir das 9h, uma grande ação integrada de acolhimento e assistência social voltada para pessoas em situação de rua em seis endereços de Ceilândia. A operação é coordenada pela Casa Civil e envolve diversas secretarias e órgãos do governo, entre eles a Sedes-DF, SES-DF, SEEDF, Sedet-DF, SSP-DF, DF Legal, Sejus-DF, SLU, Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.

Atendimento humanizado

Durante as abordagens, as equipes vão oferecer serviços em diferentes áreas como saúde, educação, assistência social, orientação jurídica, além de atendimento a animais domésticos. Também será disponibilizado um auxílio financeiro emergencial de R$ 600 para as pessoas que não possuem condições de arcar com o custo de aluguel.

Além disso, serão oferecidas vagas em abrigos, inscrição em programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para programas habitacionais administrados pela Codhab.

Transporte de pertences e reordenamento urbano

Para facilitar a mudança, o GDF também disponibilizará transporte para os pertences pessoais dos ocupantes até o local indicado por eles. Caso os moradores não indiquem um destino, os objetos serão encaminhados para o depósito da DF Legal, no SIA Trecho 4, onde poderão ser retirados gratuitamente em até 60 dias.

Após o término dos atendimentos, as estruturas improvisadas nas áreas ocupadas serão desmontadas como parte do trabalho de reordenamento urbano da região.

Mapeamento prévio e acompanhamento social

Ao longo da semana anterior à operação, as equipes técnicas realizaram um mapeamento detalhado das famílias e pessoas em situação de rua, identificando suas demandas e planejando os atendimentos para garantir um processo humanizado e eficiente.

Locais da ação em Ceilândia:

  • QNP 5 Conjunto B, lateral do Sesc

  • QNN 11, em frente ao Residencial D’ouro – lotes 27/29

  • QNN 13

  • QNN 25/QNN 39

  • QI 21, lateral do Lote 2/4 – Setor de Indústria

  • QI 21 Lote 1, lateral da área pública do Setor de Indústria

O GDF reforça que o objetivo da ação é garantir dignidade, proteção social e novas oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade, com prioridade no respeito aos direitos humanos.

*Com informações da DF Legal

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem