Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Reunião deve unir os 26 estados, o DF e o governo federal contra tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta segunda-feira (28) a convocação de uma edição extraordinária do Fórum Nacional de Governadores para discutir e buscar soluções diante da decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, entra em vigor no dia 1º de agosto e tem gerado grande preocupação entre os governadores.
Ibaneis, que coordena o fórum, esteve hoje com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para convidá-lo a participar do encontro. O convite também será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Todos os governadores estão muito preocupados. Uns perdem mais, outros menos, mas acho que temos condições de fazer um diálogo unindo toda a classe política brasileira em torno desse que é um problema nacional”, declarou o governador do DF.
Segundo Ibaneis, a proposta é que o encontro reúna os representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além do governo federal, antes que a nova taxação entre em vigor. A ideia é montar uma comitiva de governadores que acompanhe Alckmin nas tratativas com o governo americano em Washington. “Quem mais vai perder com isso é a população mais carente, que perde emprego, renda e salário. Vamos trabalhar juntos para buscar uma solução”, completou o governador.
A medida norte-americana, conhecida como “tarifaço”, foi anunciada no último dia 9 de julho por Donald Trump, com justificativas políticas e comerciais. A expectativa é que o fórum fortaleça a posição brasileira e ajude a minimizar os impactos negativos sobre as exportações e a economia nacional.