Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
GDF inaugura novo Espaço Acolher na Asa Sul para ampliar combate à violência doméstica.
Com o objetivo de descentralizar e fortalecer o atendimento às famílias em situação de violência doméstica, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta terça-feira (8), o novo Espaço Acolher – Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores da Violência Doméstica. Localizado na entrequadra 112/312 da Asa Sul, o local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para acolher até 20 pessoas simultaneamente.
A unidade substitui o antigo espaço localizado no SMAS Trecho 3 e foi inteiramente reformada e equipada pela Secretaria da Mulher, com investimento de R$ 250 mil. “Aqui vamos conseguir atender toda a família, oferecendo escuta, acolhimento e orientação. Essa descentralização é fundamental para dar efetividade às nossas ações e proteger as mulheres”, afirmou a governadora em exercício Celina Leão, durante a inauguração.
Com 130 m² de área, o núcleo conta com salas de atendimento individualizadas e equipe técnica formada por 12 profissionais, incluindo psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e gestores. Os atendimentos podem ocorrer por encaminhamento judicial ou por demanda espontânea, desde que os usuários tenham mais de 18 anos. O serviço é gratuito e pautado pela Lei Maria da Penha.
Além da unidade recém-inaugurada no Plano Piloto, o Distrito Federal já conta com outros núcleos do Espaço Acolher funcionando em regiões como Ceilândia, Brazlândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria e Sobradinho. Somente em 2024, mais de 16,6 mil atendimentos foram realizados nessas unidades.
A ação integra uma série de políticas públicas do GDF voltadas à proteção das mulheres e à prevenção da violência de gênero, em parceria com a Secretaria da Mulher, o Ministério Público, o Judiciário e as forças policiais.
VEJA MAIS: