GDF contrata mais de 1,3 mil sessões de quimioterapia para pacientes da rede pública e promete reduzir tempo de espera com nova política oncológica.
Em mais uma iniciativa do programa "O câncer não espera. O GDF também não", o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), anunciou a contratação de mais de 1,3 mil sessões de quimioterapia voltadas a pacientes com câncer de mama. O investimento de R$ 8,6 milhões busca acelerar o início dos tratamentos e fortalecer a assistência oncológica na capital.
A previsão inicial para execução dos serviços é de 12 meses. Os atendimentos serão direcionados a pacientes encaminhados pela rede pública, após triagem realizada pelo Complexo Regulador da SES-DF.
“A oncologia é muito sensível em termos de tempo de espera. Com esse reforço, poderemos iniciar o tratamento de quimioterapia tão logo o paciente receba o diagnóstico”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.
As sessões contratadas vão complementar os atendimentos já realizados em instituições públicas como o Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), que seguem oferecendo o tratamento como parte da rede.
Todos os estabelecimentos que prestarão os novos serviços passaram por avaliação técnica e administrativa e tiveram seus contratos aprovados pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). Além disso, a SES-DF realizou ajustes nos valores pagos para atrair prestadores privados.
Para garantir qualidade e transparência, foi criada a Subcomissão de Fiscalização de Contratos Complementares de Oncologia, subordinada à Comissão de Fiscalização de Contratos Assistenciais Complementares. O objetivo é acompanhar de perto a execução e os resultados da nova etapa de atendimentos.
“A expectativa é de que haja uma diminuição vigorosa dos pacientes em espera por tratamento. É um grande avanço. Estamos no caminho de implementar uma linha contínua de cuidado ao paciente com câncer”, destacou Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan/SES-DF).
A SES-DF também já planeja novas medidas focadas na prevenção, diagnóstico precoce e ampliação de exames, como tomografias, ressonâncias e cintilografias, consolidando um novo padrão de cuidado oncológico na capital federal.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)