Cerca de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro para se despedir do papa Francisco

 Segundo dia de velório tem filas menores e clima de comoção; expectativa é de aumento no número de visitantes nesta sexta (25), feriado na Itália


CIDADE DO VATICANO – O velório do papa Francisco segue com grande movimentação de fiéis e peregrinos na Basílica de São Pedro. Segundo dados divulgados pelo Vaticano na tarde desta quinta-feira (24), cerca de 90 mil pessoas já passaram pelo local para prestar as últimas homenagens ao pontífice. A contagem foi feita até as 19h locais (14h de Brasília).

Diferente do primeiro dia, o segundo teve fluxo mais tranquilo e filas mais organizadas, com relatos de espera de apenas 15 minutos no final da tarde. Ainda assim, foram registrados picos de movimento ao longo do dia.

Na quarta-feira (23), quando as despedidas começaram, fiéis enfrentaram até cinco horas de fila, com entrada sendo permitida até as 5h30 da manhã. O acesso ao público foi interrompido por apenas 1h30 para a limpeza da basílica. Jovens de diferentes países marcaram forte presença, especialmente grupos que estavam em Roma para a canonização do jovem Carlo Acutis, que seria realizada no domingo (27), mas foi cancelada em razão da morte do papa.

“Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir do papa Francisco, e estaremos no funeral no sábado”, contou Suyapa Yanes, hondurenha que coordena um grupo de adolescentes da Diocese de Wilmington, nos Estados Unidos.

Pelas filas, camisetas da seleção argentina, a “Celeste”, eram frequentemente vistas. “É muito forte para um argentino viver isso aqui. Acompanhamos de perto a saúde do papa e é muito inspirador ver como ele foi forte, como sempre seguia adiante com amor. Nós, argentinos, temos muito a aprender com ele”, disse emocionada a psicóloga Rosario Romero.

Fiéis do Brasil também compareceram. O capixaba Tiago Ventura relatou: “Chegamos em Roma há dois dias e ontem não encaramos a fila, mas hoje estamos dispostos a esperar duas horas para vê-lo. Estamos ansiosos por participar deste momento”.

A expectativa do Vaticano é de que o número de visitantes aumente nesta sexta-feira (25), quando a Itália celebra o Dia da Liberação, feriado nacional. Além disso, muitas pessoas estão chegando à capital italiana para o funeral do papa, marcado para o sábado (26), o que deve intensificar o movimento na Basílica de São Pedro.

Fonte: jovempan.com.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem