Brasília será a primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência da Uber ligado ao 190

Distrito Federal é pioneiro na integração com a Polícia Militar, permitindo envio automático de localização e dados da viagem em situações de risco


O Distrito Federal será a primeira unidade da Região Centro-Oeste a contar com um novo recurso de segurança no aplicativo da Uber: a integração direta do botão de emergência com o número 190 da Polícia Militar. A novidade, anunciada nesta quinta-feira (24), permitirá que, ao acionar o botão no app, usuários e motoristas compartilhem automaticamente a localização em tempo real e os dados da corrida com o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

A medida foi oficializada com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-DF e a Uber, com mediação da empresa RápidOS, responsável por conectar o aplicativo ao Ciob. Entre os dados enviados ao acionar o botão estão placa, modelo e cor do veículo, além das informações do condutor e do passageiro.

“O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, afirmou a vice-governadora Celina Leão durante o anúncio.

O botão de emergência, representado por um escudo, estará visível para motoristas e passageiros durante todo o trajeto. Ao selecionar a opção “Ligar para a Polícia”, a chamada ao 190 é realizada com o envio automático das informações, agilizando a resposta das forças de segurança. A tecnologia utiliza sinais de GPS e Wi-Fi para identificar com precisão o local da ocorrência.

“Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu”, explicou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A comandante da PMDF, Ana Paula Habka, também destacou a importância da parceria:

“A gente agindo juntos — segurança pública, sociedade civil e empresas privadas — garante uma resposta mais eficaz, tanto para o trabalhador quanto para o usuário.”

Além do compartilhamento de dados, o acordo prevê capacitação dos agentes de segurança, adequações tecnológicas e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo o gerente de Comunicação da Uber no Brasil, Yuri VillaCorta, o recurso não altera a experiência dos usuários, apenas reforça a segurança:

“Nada muda no uso do app. A diferença é que, ao ligar para o 190, a polícia já terá acesso à localização e aos dados da corrida em tempo real.”

A ferramenta também funciona para viagens solicitadas por terceiros, garantindo que o responsável possa acionar o botão de emergência e compartilhar as informações mesmo sem estar no carro.

A expectativa é de que, após a fase de integração dos sistemas, o modelo possa ser expandido para outras regiões do país.

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem