A Justiça Federal rejeitou, nesta quarta-feira (11), as ações protocoladas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, que levará à Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os parlamentares questionavam o repasse de verbas públicas à agremiação e pediam a suspensão do financiamento relacionado ao desfile. No entanto, o juiz substituto Francisco Valle Brum, da 21ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, decidiu extinguir as ações populares sem análise do mérito.
A Acadêmicos de Niterói apresentará no Carnaval o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que abordará a trajetória política e pessoal do presidente. A primeira-dama, Janja da Silva, está prevista para participar do desfile como um dos destaques da escola.
O episódio ocorre em um ano eleitoral, no qual o presidente Lula deverá disputar a reeleição, aumentando a repercussão política em torno do desfile e das ações judiciais apresentadas pela oposição.
Fonte:
