A Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF) abriu, nesta quarta-feira (7), as inscrições para a seleção de projetos sociais das regiões administrativas interessados em participar do projeto Descobrindo Brasília e suas Regiões. A iniciativa é regulamentada pelo Edital de Seleção nº 03/2025 e tem como objetivo aproximar a população dos espaços públicos, históricos, culturais e arquitetônicos da capital federal.
O projeto vai ofertar, ao todo, 2.275 vagas, distribuídas em 65 edições, com até 35 participantes por edição. A ação é voltada a integrantes de projetos sociais que atendem diferentes faixas etárias, como crianças, adolescentes, adultos e idosos, promovendo o acesso ao patrimônio cultural do Distrito Federal.
Para a secretária de Atendimento à Comunidade, Ana Clara Roriz, o Descobrindo Brasília e suas Regiões é uma importante ferramenta de inclusão e fortalecimento do vínculo da população com a cidade. “As visitas guiadas são uma forma de fortalecer o vínculo da população com a cidade e com os espaços públicos. O Descobrindo Brasília e suas Regiões é um projeto que promove inclusão, pertencimento e acesso à história e à cultura do Distrito Federal, especialmente para quem muitas vezes não tem oportunidade de vivenciar esses locais”, destacou.
Inscrições e participação
As inscrições estão disponíveis a partir desta quarta-feira e podem ser realizadas de forma on-line, por meio do Portal da Comunidade, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Seac-DF, na Sala 104 do Anexo do Palácio do Buriti, e também na Galeria dos Estados.
Para participar do processo seletivo, os projetos sociais devem estar cadastrados no Portal da Comunidade e desenvolver atividades voltadas às faixas etárias previstas no edital. A seleção ocorrerá por ordem cronológica de inscrição, desde que toda a documentação exigida seja apresentada corretamente.
Valorização da cultura e da história do DF
O projeto promove visitas guiadas a locais de reconhecida relevância histórica, cultural e arquitetônica do Distrito Federal, contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento, a valorização do patrimônio público e a integração das comunidades às instituições da capital.
O resultado da seleção dos projetos sociais será divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site oficial da Seac-DF. As atividades do projeto estão previstas para começar em fevereiro deste ano.
Com informações da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF)
