Administração Regional 24 Horas alcança mais de 76% de resolutividade e reduz em 85% tempo de resposta no DF - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, apresentou nesta terça-feira (13) o balanço do programa Administração Regional 24 Horas, durante reunião com administradores regionais no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A iniciativa, voltada ao atendimento digital de demandas de manutenção urbana nas cidades, já se consolida como uma das principais ferramentas de modernização da gestão pública no DF.
De acordo com os dados divulgados, o sistema já contabiliza 67.231 solicitações registradas, das quais 64.917 foram consideradas efetivas. Deste total, 48.672 demandas já foram atendidas até janeiro deste ano, o que representa 76,15% de resolutividade. Outro dado de destaque é a redução de 85% no tempo médio de resposta desde a implantação do modelo digital.
“Hoje nós fomos analisar esses dados juntos com os nossos administradores. Ver as maiores demandas e se isso batia com as demandas das ouvidorias”, afirmou Celina Leão. “Eles nos trouxeram as principais dificuldades, que nós elencamos para que a gente tenha, a cada dia, uma administração como a população espera: transparente, rápida e eficaz”, completou.
Pavimentação lidera solicitações no sistema
Durante a reunião, foram discutidas as demandas mais recorrentes registradas na plataforma. Segundo a governadora em exercício, algumas necessidades são comuns a praticamente todas as regiões administrativas, com destaque para a pavimentação, que lidera o ranking de solicitações, com 10.106 pedidos.
Outros serviços bastante demandados pela população são a poda de árvores, com 8.969 solicitações, e o reparo na iluminação pública, que soma 4.699 pedidos. Os dados, segundo o GDF, auxiliam no planejamento das ações e na priorização dos serviços executados pelas administrações regionais.
Combate ao descarte irregular de lixo será intensificado
Outro tema central da reunião foi o descarte irregular de lixo e entulho, que aparece entre as maiores preocupações dos administradores regionais. A plataforma registrou 5.648 menções relacionadas ao acúmulo de lixo e entulho em áreas públicas.
Celina Leão anunciou medidas mais rígidas para enfrentar o problema. “Vamos apertar muito a fiscalização no descarte irregular. Uma legislação está sendo preparada para encaminhar à Câmara Legislativa, com multas pesadas e notificação policial”, declarou. Segundo ela, o governo também está realizando o mapeamento das áreas críticas para inclusão no programa SLU De Cara Nova, além de ampliar os investimentos em papa-lixo e papa-entulho.
Integração de sistemas e mais transparência
Durante o encontro, a governadora em exercício adiantou que, ainda este ano, a plataforma Administração Regional 24 Horas passará a abranger todos os órgãos do Governo do Distrito Federal, além de ser integrada ao Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do DF (GestãoDF). A iniciativa faz parte do plano de modernização administrativa e de integração de sistemas do governo.
“Está sendo feita toda uma programação para que a gente tenha um sistema de gestão unificado das ações que acontecem nas nossas cidades, para que isso seja feito com 100% de transparência, informação e comunicação com o cidadão”, destacou Celina Leão.
Avanços previstos para 2026
O governo também anunciou novas etapas para a evolução do sistema. A partir de 2026, a plataforma deverá contar com a operacionalização do serviço de pavimentação asfáltica de forma 100% digital, além da emissão integral das solicitações exclusivamente por meios digitais. Outro avanço previsto é a criação de um painel público de transparência ativa, que permitirá à população acompanhar, em tempo real, as ações do governo nas cidades.
Como funciona o Administração Regional 24 Horas
O programa Administração Regional 24 Horas tem como objetivo fortalecer a comunicação entre o cidadão e o poder público, permitindo o registro de solicitações a qualquer hora do dia, sem a necessidade de deslocamento até as sedes das administrações regionais.
Atualmente, a plataforma oferece 35 tipos de serviços, voltados à manutenção, organização e conservação dos espaços públicos. O atendimento é realizado por meio de cinco canais: Portal do Cidadão, telefone 156, aplicativo eGDF e WhatsApp (3410-9000), todos disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
O cidadão pode optar por solicitações identificadas, com login GovBR — que permitem acompanhar o andamento do pedido, receber notificações por e-mail e participar de pesquisas de satisfação — ou por solicitações não identificadas, que geram apenas um protocolo ao final do registro e possuem limite diário de pedidos.
Com números expressivos e novos avanços anunciados, o programa se firma como um dos principais instrumentos do GDF para tornar a gestão urbana mais eficiente, digital e próxima da população.
VEJA MAIS:
