O Distrito Federal dá um passo decisivo para uma das maiores obras de infraestrutura já planejadas em sua malha viária. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou o Edital de Concorrência Eletrônica nº 90028/2025, que selecionará a empresa responsável pela implantação da Ponte da Barragem do Paranoá e de todo o sistema viário associado na Estrada Parque Contorno (DF-001).
A futura ponte, projetada para modificar o fluxo de mobilidade do DF e reforçar a segurança na barragem, será construída com tecnologia de balanços sucessivos, método que ergue a estrutura em segmentos equilibrados, garantindo precisão, eficiência e menor impacto ambiental.
Com 855 metros de extensão e 35 metros de largura, a ponte terá faixas de rolamento, ciclovia e passagem exclusiva para pedestres, proporcionando integração real entre veículos, ciclistas e caminhantes. O volume de tráfego projetado impressiona: cerca de 60 mil veículos por dia deverão cruzar o novo eixo após sua conclusão.
Investimento histórico
O valor estimado da obra é de R$ 709 milhões, financiados pela Fonte 135, reforçando o compromisso com a segurança estrutural da barragem e com a modernização da mobilidade regional. Além da ponte principal, o pacote inclui:
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Construção de três viadutos
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Implantação de acessos viários
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Sistema completo de drenagem
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Sinalização horizontal e vertical
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Obras ambientais e dispositivos de mobilidade e acessibilidade
Licitação: calendário definido
A sessão de disputa de preços foi marcada para 9 de março de 2026, às 10h. Depois da abertura dos envelopes, serão anunciadas as empresas habilitadas. Na sequência, o DER-DF declarará a vencedora.
O processo licitatório deve durar cerca de 60 dias até a assinatura do contrato. A partir daí, a ordem de serviço será emitida, liberando o início imediato dos trabalhos. O prazo para execução é de 48 meses consecutivos.
Uma obra esperada desde a inauguração de Brasília"
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, destacou a dimensão histórica da obra e seu impacto na segurança da barragem:
“Desde a inauguração de Brasília e, consequentemente, do lago e da Barragem do Paranoá, o trecho da DF-001 atravessa sobre a barragem. Inicialmente, isso deveria acontecer de forma provisória até que fosse construída uma ponte definitiva, e esse problema está chegando ao fim. A ponte trará muito mais segurança para a barragem, além de se tornar um novo ponto turístico para nossa capital federal.”
A nova ponte promete não apenas reorganizar a mobilidade do Distrito Federal, mas também se consolidar como um marco arquitetônico de Brasília — unindo funcionalidade, segurança e potencial turístico.
Com informações do DER-DF
