Um estudo publicado na Science Advances em 3 de novembro de 2025 por pesquisadores da Universidade McMaster e do Population Health Research Institute (PHRI), no Canadá, revelou que os vasos sanguíneos da retina podem indicar o risco de doenças cardiovasculares e o ritmo de envelhecimento biológico de uma pessoa.
A pesquisa analisou mais de 74.000 participantes em quatro grandes estudos, incluindo o Canadian Longitudinal Study on Aging (CLSA), GoDARTS, UK Biobank e PURE. Os cientistas cruzaram exames de retina, dados genéticos e amostras de sangue para identificar padrões relacionados à saúde cardiovascular e ao envelhecimento.
Principais descobertas
-
Rede vascular retiniana mais ramificada: associada a menor risco de doenças cardíacas, menor inflamação e maior expectativa de vida.
-
Vasos retinianos menos ramificados: ligados a maior propensão a doenças cardiovasculares e sinais de envelhecimento biológico, como inflamação elevada e menor longevidade.
Os pesquisadores também identificaram proteínas como MMP12 e o receptor IgG-Fc IIb, que parecem conectar alterações nos vasos retinianos a vias inflamatórias e de remodelação tecidual, apontando potenciais alvos terapêuticos para retardar o envelhecimento vascular e prevenir doenças cardíacas.
Segundo os cientistas, essas descobertas podem permitir que os indivíduos tomem medidas preventivas antecipadas, incluindo ajustes no estilo de vida e acompanhamento médico, antes do surgimento de sintomas graves de doenças cardiovasculares.
Fonte: medicalnewstoday
