Congresso aprova reajuste para forças de segurança do DF; aumentos chegam a 28,4% e podem começar já em dezembro

Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (27), o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal, incluído por meio de emenda do relator, senador Izalci Lucas (PL-DF). A medida contempla policiais civis, policiais militares e bombeiros militares vinculados ao Fundo Constitucional do DF, além de autorizar o provimento de quase 2 mil novos cargos.

Reajustes entre 19,60% e 28,40% até 2026

Os aumentos definidos pelo Congresso variam entre 19,60% e 28,40%, a serem pagos em duas parcelas, previstas para os anos de 2025 e 2026.
O projeto também amplia a equiparação salarial da Polícia Militar dos ex-territórios de Amapá, Roraima e Rondônia, garantindo isonomia remuneratória entre corporações.

De acordo com o relator Izalci Lucas, o reajuste não trará impacto adicional ao orçamento, pois será custeado por meio de remanejamento interno dos recursos do próprio Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Pagamento pode ser antecipado para dezembro

Após apelos da bancada do DF, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Executivo deve editar uma medida provisória para permitir que os novos valores comecem a ser pagos já em dezembro.

A sinalização do governo foi recebida como uma vitória pelas categorias, que aguardavam há anos por recomposição salarial e avanços na política de valorização dos profissionais de segurança pública.

A aprovação marca um dos mais importantes passos recentes na agenda de segurança e gestão pública do DF, reforçando o compromisso com o fortalecimento das corporações e a melhoria da capacidade operacional no Distrito Federal.

Fonte:jornaldebrasilia.com.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem