Trump condiciona sanções severas contra a Rússia ao apoio integral da Otan

Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Presidente dos EUA cobra fim das compras de petróleo russo e sugere tarifas contra a China como estratégia para pressionar Moscou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (13) que está disposto a impor “sanções severas” contra a Rússia, mas somente se houver apoio integral dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A declaração foi feita em carta publicada em sua rede social, a Truth Social, onde criticou a compra de petróleo russo por alguns aliados europeus e defendeu tarifas adicionais contra a China.

Segundo Trump, a continuidade das importações de energia russa por membros da Otan “enfraquece enormemente” a posição de negociação do bloco diante de Moscou. O republicano condicionou sua decisão a duas medidas: o fim das compras de petróleo russo por todos os aliados e a adoção de tarifas entre 50% e 100% sobre produtos chineses. “Estou pronto para impor sanções severas à Rússia quando todas as nações da Otan tiverem concordado e começado a fazer o mesmo”, declarou.

O presidente norte-americano também voltou a afirmar que poderia “acabar com a guerra em 24 horas” caso houvesse cooperação de Moscou e Kiev, mas fez ameaças à Ucrânia ao mencionar a possibilidade de cortar o fornecimento de armas. Apesar de, em julho, ter sinalizado entusiasmo em apoiar os ucranianos, Trump já chamou Vladimir Putin de “gênio” e chegou a culpar a Ucrânia pela eclosão do conflito.

Após reunião com o secretário-geral da Otan, em julho, Trump disse estar “decepcionado” com o líder russo, que ignorou seus apelos pela paz e intensificou ataques militares, incluindo o disparo de mísseis contra cidades ucranianas. Como resposta, o presidente norte-americano lançou um ultimato: a Rússia teria 50 dias para encerrar os combates ou enfrentaria punições econômicas ainda mais duras, incluindo tarifas secundárias contra qualquer país que comercializar produtos russos, sobretudo petróleo.

Estadão Conteúdo

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem