(Foto: Iron Braz)
Com apoio do Governo de Goiás, municípios como Goiânia, Anápolis, Aparecida e Senador Canedo promovem ações alternativas para elevar cobertura vacinal, que segue abaixo da meta do Ministério da Saúde.
Campanha contra Influenza mobiliza cidades goianas com ações criativas e acessíveis
Para conter o avanço da Influenza e aumentar a cobertura vacinal em Goiás, prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia intensificaram, com apoio do Governo Estadual, ações de vacinação acessíveis, criativas e direcionadas aos grupos prioritários. Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Senador Canedo estão entre os municípios que lideram estratégias para facilitar o acesso da população aos imunizantes.
Com foco em ampliar a cobertura — ainda abaixo dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde — o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou que a conscientização e a confiança nas vacinas são fundamentais: “Precisamos prevenir o que for possível por meio da vacina. Todos devem fazer sua parte para garantirmos proteção e atendimento de qualidade”.
Cobertura ainda insuficiente, mas com avanços locais
Mesmo diante da ampliação da campanha a toda a população desde maio, a cobertura vacinal no estado está em 41,81%, enquanto a média nacional é de 45,14%. Goiânia apresenta cobertura de 45,54%, Senador Canedo, 47,47%, Aparecida, 42,47% e Anápolis, 33,84%. Municípios como Caldazinha (55,33%), Inhumas (54,14%) e Aragoiânia (51,95%) se destacam acima da média estadual.
Ações diferenciadas em cada cidade
Goiânia abriu 35 salas de vacina, contratou 98 profissionais da saúde e organizou 26 pontos de vacinação em sábados específicos. Postos alternativos foram criados em locais como o Zoológico, hospitais e centros especializados em parceria com a SES-GO.
Em Senador Canedo, a vacinação foi levada a eventos comunitários e culturais, como o tradicional forró dos idosos, empresas e até na maternidade da cidade. Já Anápolis apostou em horários estendidos e vacinação em locais de grande circulação, como shoppings, além de “Dias D” aos finais de semana. Aparecida de Goiânia vem promovendo mutirões e ações itinerantes que complementam a rotina de 36 salas de vacinação.
Alerta com avanço da Srag e reforço da vacinação
Com o avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que já soma 7.542 casos em Goiás — sendo 1.338 por Influenza — o estado decretou emergência em saúde no fim de junho. Os números já superam todo o ano de 2024, o que reforça a importância da vacinação como medida preventiva.
A Secretaria da Saúde segue estimulando os municípios e convocando a população a aderir à campanha. As ações locais, que aliam criatividade e logística, demonstram que, mesmo com desafios, é possível avançar em cobertura e proteção coletiva.
Fonte: goias.gov.br