O presidente da China, Xi Jinping, manifestou nesta terça-feira (17) sua “profunda preocupação” com os desdobramentos da ofensiva militar de Israel contra o Irã. Durante uma reunião oficial com o presidente do Uzbequistão, no Cazaquistão, Xi destacou que a China é contrária a qualquer ação que atente contra a soberania de outros países.
“A ação militar de Israel contra o Irã provocou uma escalada repentina das tensões no Oriente Médio, o que preocupa profundamente a China”, afirmou Xi, de acordo com informações divulgadas pela agência estatal chinesa Xinhua.
O líder chinês também fez um apelo urgente por uma desescalada do conflito. Segundo Xi, é essencial que “todas as partes trabalhem para reduzir a tensão do conflito”, reforçando que a estabilidade na região é de interesse global.
Xi Jinping reiterou ainda que a posição da China é firme na defesa do respeito à soberania nacional e no rejeito a ações militares unilaterais que possam comprometer a paz e a segurança internacional.
O conflito entre Israel e Irã ganhou novos capítulos nas últimas semanas, com ataques e retaliações que vêm alarmando potências internacionais e organismos multilaterais, diante do risco de um agravamento das tensões no Oriente Médio.
Fonte: Jovempam.com.br