Trump prioriza libertação de reféns em Gaza e planeja aliviar sanções à Síria, diz Casa Branca

EFE/EPA/JIM LO SCALZO

Porta-voz da Casa Branca detalha prioridades de Trump no Oriente Médio, anuncia novo centro de detenção na Flórida e endurece críticas a Harvard e à esquerda política.

A secretária de Comunicação e porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira (30) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem como prioridade a libertação dos reféns israelenses antes de buscar o fim da guerra na Faixa de Gaza. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa realizada à tarde.

Sobre o conflito entre Israel e Irã, Leavitt esclareceu que Trump não manteve contato direto com autoridades iranianas. A interlocução com o país está sob responsabilidade do enviado especial Steve Witkoff.

A porta-voz também revelou que o governo norte-americano está em tratativas para agendar uma visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aos Estados Unidos, embora nenhuma data tenha sido definida até o momento.

Em relação à Síria, Leavitt confirmou que Trump pretende retirar algumas sanções com o objetivo de apoiar o desenvolvimento pacífico do país e promover estabilidade regional. No entanto, o alívio não se estenderá a grupos apoiados pelo Irã, organizações terroristas como o Estado Islâmico ou aliados do regime de Bashar al-Assad.

Na esfera doméstica, Leavitt anunciou que Trump irá inaugurar um novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, chamado “Alligator Alcatraz”. O centro será construído em uma área isolada e, segundo a porta-voz, “cercado por jacarés”, como sugere o nome.

Leavitt também criticou a Universidade de Harvard, acusando a instituição de violar os direitos humanos de estudantes judeus. Ela afirmou que o governo continuará adotando medidas contra a universidade.

Ao ser questionada sobre as eleições municipais em Nova York, Leavitt declarou que Trump não apoia a candidatura do democrata Zohran Mamdani à prefeitura. “Trump está disposto a trabalhar com todos, mas condena comunistas”, afirmou.

Fonte: jovempan.com.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem