Frio intenso deve persistir nos próximos dias, com máximas que não ultrapassam 17ºC e alerta da Defesa Civil para baixas temperaturas.
A cidade de São Paulo enfrentou nesta quarta-feira (25) a madrugada mais fria do ano até o momento, com temperatura média de 6ºC nas estações meteorológicas da Prefeitura. O recorde anterior, registrado em 30 de maio, era de 8,5ºC. A menor temperatura foi anotada em Parelheiros, na zona sul, onde os termômetros marcaram 0ºC.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os termômetros devem oscilar em torno dos 5ºC nas primeiras horas da manhã em toda a capital paulista. Apesar do frio intenso, não há previsão de chuva para esta quinta-feira (26), e as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 17ºC, ainda que o sol contribua para uma sensação térmica um pouco mais amena.
A Defesa Civil mantém estado de alerta desde o último domingo (22) devido às baixas temperaturas. O frio começa a perder força gradativamente a partir de quinta-feira (27), com mínimas em torno de 10ºC e máximas chegando a 24ºC. A previsão para sexta-feira aponta para chuva, com temperatura mínima de 16ºC e máxima de 22ºC, e o tempo deve se manter fresco ao longo do fim de semana, exceto no domingo (29), quando não são esperadas precipitações.
O fenômeno climático que traz o frio intenso é um ciclone extratropical oceânico que avançou da região do Uruguai até o litoral paulista, marcando a primeira frente fria do inverno de 2025. Há previsão de geada e até neve no Sul do País, principalmente nas áreas serranas de Santa Catarina, e possibilidade de geada também no interior de São Paulo.
Com informações do Estadão Conteúdo
Fonte: jovempan.com.br