São Paulo avança na eletrificação dos ônibus com tecnologia inédita de baterias BESS

Sistema pode carregar até 29 ônibus com um único módulo, reduzindo dependência da rede elétrica e acelerando transição para transporte sustentável.

A Prefeitura de São Paulo firmou nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, um Protocolo de Intenções com a Matrix Energia e a Huawei para implementar o sistema BESS (Battery Energy Storage System) nas garagens de ônibus da cidade. Composto por baterias de grande capacidade e carregadores ultrarrápidos, o sistema funciona como um "power bank" para veículos elétricos, armazenando energia ao longo do dia e liberando-a no momento de recarga. Com isso, será possível multiplicar por até seis vezes a capacidade atual das garagens e carregar até 29 ônibus com apenas um módulo BESS de 4,5 MWh — sem custo para o município.

A nova tecnologia reduz a dependência da rede elétrica convencional da Enel e permite maior controle sobre o consumo energético, além de garantir até três horas adicionais de recarga em caso de interrupção de fornecimento. A plataforma digital integrada permitirá que as concessionárias monitorem, em tempo real, o uso energético e o desempenho dos carregamentos. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Transporte, Celso Caldeira, a medida reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e com a ampliação de um transporte público mais limpo e eficiente.

Atualmente, São Paulo conta com a maior frota de ônibus elétricos do país — 728 veículos — e o plano municipal prevê substituir 2.200 ônibus a diesel até 2028. A eletrificação da frota é parte do Programa de Metas da gestão Ricardo Nunes, que já entregou 226 novos ônibus elétricos somente neste ano. Cada veículo movido a bateria elimina o consumo anual de 35 mil litros de diesel, o que equivale ao plantio de 6.400 árvores, contribuindo diretamente para a redução das emissões e melhoria da qualidade do ar na capital paulista.

O projeto será viabilizado por meio da parceria com a Matrix Energia — reconhecida nacionalmente como uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil — e com a multinacional Huawei, que fornece a tecnologia e os equipamentos do sistema. As duas empresas destacam que a iniciativa coloca São Paulo em posição de destaque mundial na eletrificação da mobilidade pública, adotando soluções já bem-sucedidas em países como a China. A expectativa é que a tecnologia acelere a transição energética no transporte coletivo sem a necessidade de grandes investimentos na infraestrutura elétrica urbana.

Com Informações: capital.sp.gov.br

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