Brasília será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, confirma Fifa

Arena BRB Mané Garrincha receberá jogos do maior torneio de futebol feminino do mundo; autoridades comemoram escolha e destacam investimento no esporte


A Fifa confirmou, na noite desta quarta-feira (7), que Brasília está entre as oito cidades brasileiras selecionadas para sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. A capital federal receberá partidas na Arena BRB Mané Garrincha, que também foi palco de grandes eventos internacionais nos últimos anos.

Além de Brasília, foram escolhidas Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Já Belém (PA), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Natal (RN) ficaram de fora.

Pela primeira vez o maior torneio de futebol feminino do mundo será realizado na América do Sul. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, celebrou a decisão e destacou o ambiente único que o Brasil poderá oferecer ao mundo: “Em pouco mais de dois anos, o maior evento esportivo feminino do mundo chegará ao Brasil e à América do Sul pela primeira vez. Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas: o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer.”

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “Fiquei satisfeito com essa notícia, principalmente porque, aqui no Distrito Federal, a gente valoriza muito a questão das mulheres. Trabalhei muito para que esses jogos viessem para cá. Brasília está preparada e vai mostrar ao mundo um grande exemplo de civilidade e participação no futebol feminino”, declarou.

A vice-governadora Celina Leão também reforçou o potencial de Brasília em sediar grandes eventos e destacou o impacto econômico e social da competição. “A escolha de Brasília demonstra nossa capacidade. Vamos aproveitar a atenção internacional para incentivar o esporte entre meninas e mulheres, atrair turistas e aquecer nossa economia.”

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou o trabalho de infraestrutura e apoio ao futebol feminino que tem sido feito no DF. “Temos estádios aptos, reformados e uma boa parceria com a concessionária da Arena BRB Mané Garrincha. Estamos fortalecendo o futebol feminino com ações desde a base até o alto rendimento”, afirmou.

Para celebrar a escolha, a Secretaria de Esporte e Lazer planeja iluminar o Estádio Nacional e monumentos da cidade com as cores da bandeira brasileira, além de ações culturais, educativas e esportivas voltadas ao fortalecimento do futebol feminino, como capacitação de voluntários, projetos nas escolas e valorização da mulher no esporte.

Brasília, casa da Seleção

A capital federal tem se consolidado como uma das principais casas da Seleção Brasileira. A Arena BRB Mané Garrincha foi palco de dois jogos da equipe masculina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, registrando recordes de público. O estádio também recebeu a Seleção feminina em amistoso preparatório para a Copa de 2023.

Outro espaço relevante é o Estádio Bezerrão, casa do Gama, que passou por reformas e deve ser utilizado para treinos das seleções durante o Mundial. O gramado foi revitalizado e o estádio recebeu investimentos de R$ 3,9 milhões para se adequar às exigências internacionais.

Com toda essa estrutura e apoio institucional, Brasília se prepara para fazer história em 2027, fortalecendo o protagonismo do futebol feminino e mostrando ao mundo seu potencial esportivo e cultural.

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem