Transporte público será gratuito na quinta (1º) e domingo (4); serviços essenciais mantêm funcionamento 24h
Os serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão funcionamento alterado durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira (1º). A sexta-feira (2) foi decretada ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha, o que estende a pausa nos serviços públicos até o domingo (4). A população deve ficar atenta às mudanças para programar seus compromissos durante o período.
Transporte público e trânsito
O transporte público contará com gratuidade nas tarifas de ônibus e metrô na quinta e no domingo, por meio do programa Vai de Graça. Na sexta, os ônibus seguem a tabela de dias úteis, com ajustes em linhas específicas. O Metrô-DF opera na quinta das 7h às 19h, retomando o horário normal nos demais dias. O Detran-DF não terá expediente administrativo, mas mantém ações de fiscalização, educação e engenharia de trânsito, além de serviços digitais.
Saúde
Serviços de urgência e emergência da saúde funcionarão normalmente 24h por dia, incluindo o Samu (192), hospitais regionais, UPAs e Caps III. A urgência odontológica do Hran também funcionará em regime de plantão. A vacinação, UBSs, ambulatórios e farmácias de alto custo estarão fechados na quinta, reabrindo na sexta-feira.
Segurança
Tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros manterão o atendimento ininterrupto, assim como as delegacias da Polícia Civil. A Defesa Civil atuará em regime de plantão, disponível pelos telefones 193 e 199.
Justiça e cidadania
A Secretaria de Justiça e Cidadania não realizará atendimentos presenciais até domingo. Casos urgentes devem ser comunicados pelos telefones dos canais de plantão dos serviços como Direito Delas, Conselho Tutelar e Centro 18 de Maio.
Assistência social
A maioria dos restaurantes comunitários funcionará normalmente, com exceção das unidades em manutenção. A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo operam 24h. Cras, Creas e Cecons não abrirão. O Centro Pop atenderá para serviços básicos e alimentação das 7h30 às 17h.
Lazer e cultura
Espaços como o Zoológico, Jardim Botânico e Planetário funcionarão com gratuidade na quinta e domingo. Já a Casa de Chá abre de sexta a domingo. O Cine Brasília exibirá uma mostra especial de cinema. Bibliotecas e parte dos centros culturais estarão fechados.
Educação e esporte
As escolas da rede pública não terão aulas de quinta a domingo, com possibilidade de reposição conforme o calendário escolar. Centros Olímpicos e Paralímpicos não abrirão. O Parque da Cidade estará acessível com manutenção de segurança e limpeza.
Serviços públicos e utilities
Serviços como iluminação pública e fornecimento de energia e água manterão plantões e canais de atendimento. A Neoenergia fecha apenas na quinta. A Caesb também interrompe o atendimento presencial nos dias 1 e 2. O SLU garante funcionamento normal da coleta e das unidades operacionais.
Ceasa e BRB
A Ceasa funcionará normalmente na quinta e sexta, fechando no fim de semana. As agências do BRB estarão fechadas na quinta, retomando o atendimento normal na sexta-feira.
Parques
Todos os parques administrados pelo Brasília Ambiental funcionarão normalmente entre os dias 1º e 4 de maio, respeitando os horários de cada unidade, que variam entre 5h30 e 22h.
Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br