Estuprador é o primeiro foragido preso pelo sistema Smart Sampa de reconhecimento de placas

Homem de 68 anos era procurado desde julho de 2024 pelo crime cometido no Paraná; prisão ocorreu em frente ao seu local de trabalho, na Zona Leste da capital

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (28), um homem de 68 anos foragido da Justiça pelo crime de estupro. A captura foi possível graças ao sistema de monitoramento inteligente Smart Sampa, que emitiu um alerta após identificar a placa de um veículo registrado em nome do suspeito circulando pela Rua Raimundo Correia, na Vila Invernada, Zona Leste da capital.

Procurado desde julho de 2024 pelo crime, cometido no estado do Paraná, o homem foi localizado a cerca de 300 metros do ponto em que a câmera reconheceu o automóvel. Ele havia estacionado em frente ao local onde trabalha e estava do lado de fora do carro no momento da abordagem. Após a verificação dos dados, os agentes confirmaram que se tratava do foragido.

Toda a operação, desde o alerta gerado pelo sistema até a prisão, durou apenas 20 minutos. O homem foi encaminhado ao 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas, onde a prisão foi formalizada. O veículo ficou provisoriamente sob a responsabilidade do empregador do suspeito, e a filha dele foi acionada para reaver o carro.

Com essa prisão, o Smart Sampa chega à marca de 1.065 foragidos da Justiça capturados desde sua implementação. Somente em 2025, já são 747 prisões em 117 dias, o que representa uma média de seis capturas por dia. Esta foi a primeira vez que o sistema identificou e levou à prisão um estuprador foragido.

O sistema ganhou reforço neste ano com a integração à plataforma federal Córtex, que reúne dados sobre veículos roubados e furtados. Desde que o novo recurso de alerta de placas entrou em operação oficial, já foram registradas cinco ocorrências bem-sucedidas — quatro de recuperação de veículos e uma de captura de foragido.

Os dados do programa estão disponíveis em tempo real no Prisômetro, painel de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico. O painel informa à população o número de foragidos capturados, prisões em flagrante e desaparecidos localizados com o auxílio das câmeras.

Desde o ano passado, o Smart Sampa já contribuiu para 1.944 prisões em flagrante e ajudou a localizar 61 pessoas desaparecidas. Segundo pesquisa do IPESPE divulgada este mês, o programa tem 89% de aprovação da população.

Com mais de 25 mil câmeras espalhadas por São Paulo, o Smart Sampa vem se consolidando como o maior e mais avançado sistema de videomonitoramento da América Latina. Estupradores, assassinos, ladrões de banco e até integrantes da máfia chinesa já foram capturados graças à tecnologia, contribuindo diretamente para a redução da criminalidade nas ruas da cidade.

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem