A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) estará em Aparecida de Goiânia entre os dias 26 e 30 de janeiro para a entrega de 284 dispositivos ortopédicos a pacientes previamente avaliados e triados. As próteses e órteses já foram confeccionadas e beneficiarão pessoas que passaram por todo o processo de prescrição e acompanhamento especializado.
A ação é realizada pela unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e integra o programa Viver sem Limite, do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias municipais de saúde. A iniciativa vai além da reabilitação física, ao buscar qualificar a experiência do usuário do Sistema Único de Saúde, garantindo atendimento mais próximo da residência dos pacientes, com conforto, dignidade e cuidado humanizado.
Todos os atendimentos promovidos pela Oficina Ortopédica Itinerante são totalmente gratuitos e financiados pelo SUS, assegurando equidade no acesso aos serviços especializados. A proposta reforça o compromisso com a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência, ao reduzir deslocamentos e facilitar a entrega de dispositivos essenciais para a qualidade de vida.
Criada em agosto de 2017, a Oficina Itinerante do Crer tem como missão democratizar o acesso a serviços ortopédicos em diferentes regiões do estado. Somente em 2025, a iniciativa atendeu 900 pessoas e viabilizou a confecção e entrega gratuita de 1.939 dispositivos ortopédicos à população.
Os atendimentos ocorrem em duas etapas. Na primeira, a unidade móvel permanece no município por cerca de uma semana, período em que são realizados cadastro dos pacientes, coleta de medidas, conferência das prescrições médicas e avaliações clínicas. Após aproximadamente 60 dias, a equipe retorna à cidade para a entrega dos dispositivos produzidos pela Oficina Ortopédica do Crer, concluindo o processo com acompanhamento técnico.
Em Aparecida de Goiânia, os atendimentos acontecerão de 26 a 30 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Amag, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, Quadra 34, Lotes 09, Rua L-10, no Jardim Nova Era. A ação reafirma o papel do Crer como referência em reabilitação e readaptação, promovendo acesso qualificado à saúde e fortalecendo a inclusão social por meio do SUS.
Fonte: goias.gov.br
