O ano de 2025 se aproxima do fim com um marco importante para a política habitacional do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (17), 140 famílias receberam as chaves de novos apartamentos no Sol Nascente, em cerimônia conduzida pelo governador Ibaneis Rocha, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com essa entrega, o Governo do Distrito Federal (GDF) alcança a expressiva marca de 13.093 unidades habitacionais entregues desde 2019.
“Um dos momentos mais felizes de quem governa é quando tem a oportunidade de fazer o bem para aqueles que mais precisam”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. Segundo ele, a lista de beneficiários foi organizada dentro de todos os critérios legais e priorizou famílias em situação de maior vulnerabilidade. “Atendemos pessoas retiradas de locais impróprios para moradia e aquelas que não tinham a menor condição de sonhar em ter uma casa própria”, completou.
Um dos momentos mais simbólicos da solenidade foi a entrega do apartamento a uma família formada por uma avó e duas crianças, filhas de uma mulher vítima de feminicídio. Durante a atual gestão, a Codhab concede moradia gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência (PcD). “Hoje, entregamos moradia a uma família marcada por uma tragédia. Agora, eles têm um local seguro para conduzir a vida e recomeçar. Isso nos alegra muito”, destacou Ibaneis. “Esse é um programa que nos encanta.”
Investimento e transformação urbana
O empreendimento recebeu investimento total de R$ 95.098.590,21, com recursos do PAC Pró-Moradia II, beneficiando diretamente cerca de 560 pessoas nesta etapa. A ação concluiu as 420 unidades habitacionais do residencial localizado no Trecho II, Quadra 105, conjuntos W1 e W2. Desde 2019, o Sol Nascente já soma 1.008 moradias entregues.
O governador também ressaltou que as moradias estão sendo entregues junto com infraestrutura completa. “Essa transformação efetivamente está acontecendo. Estamos entregando pavimentação, drenagem, água, esgoto e equipamentos públicos. O projeto continua para garantir moradia de qualidade e um ambiente urbano estruturado”, afirmou.
Entre os equipamentos inaugurados na região estão o Restaurante Comunitário, a rodoviária, a Agência do Trabalhador, o Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) e o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi).
Durante a solenidade, Ibaneis Rocha anunciou novas obras, como a implantação da infraestrutura urbana completa do Pôr do Sol e a criação do Parque do Sol Nascente. “Queremos garantir que quem mora aqui tenha a mesma qualidade de vida de qualquer cidade do Distrito Federal”, disse.
Compromisso social
Presente no evento, a vice-governadora Celina Leão destacou o impacto social das entregas. “A entrega de moradias dignas nos dá muito orgulho. Estamos garantindo que as famílias que mais precisam possam construir seus lares com respeito, em habitações de qualidade e com infraestrutura completa”, afirmou. “É o poder público cumprindo sua missão e realizando sonhos.”
O diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, também celebrou o momento, especialmente por ocorrer às vésperas do Natal. “Estamos finalizando o ano com chave de ouro. São 140 unidades destinadas a famílias vulneráveis — catadores, pessoas retiradas de áreas de risco e cidadãos cadastrados nas nossas listas. É uma entrega de muita alegria e de transformação de vidas”, destacou.
Moradia digna e gratuita
As unidades foram destinadas gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os apartamentos variam entre 53,53 m² e 64,13 m², com dois ou três quartos, cozinha, área de serviço, banheiro e varanda. Algumas unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência. O residencial também conta com playground e espaço de lazer, promovendo convivência e mais qualidade de vida para os moradores.
A aposentada Jeilza da Silva comemorou a conquista. “Essa casa vai mudar muita coisa. Só a estabilidade já faz toda a diferença. Com aluguel e contas, a gente vive no vermelho. Diminuir esses gastos é um alívio enorme”, relatou.
Para Fábia Dias, a entrega representa um novo começo. “Agora posso dar dignidade aos meus filhos. Eles vão crescer sabendo que têm onde morar, que este lugar é nosso. É o fim de viver de favor e o começo de uma vida com mais segurança”, disse emocionada.
Eleita síndica do condomínio, Camila de Quadro destacou a localização como um dos pontos fortes. “Gostei da sacada, da ventilação e da organização do local. Temos restaurante próximo, ponto de ônibus em frente e rodoviária nas proximidades. Vejo aqui um grande potencial de crescimento”, avaliou.
Com mais essa entrega, o GDF reforça o compromisso com a habitação social e encerra 2025 consolidando políticas públicas que unem moradia digna, infraestrutura e inclusão social no Sol Nascente.
Colaboraram Adriana Izel e Ian Ferraz
