Os festejos da virada do ano na Prainha (Praça dos Orixás) e no Pontão do Lago Sul vão provocar mudanças significativas no trânsito da região próxima à Ponte Honestino Guimarães. Para garantir segurança viária e fluidez durante os eventos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará intervenções a partir das 14h desta terça-feira (30) até a madrugada de quinta-feira (1º).
A operação especial tem como objetivo assegurar um deslocamento seguro ao grande público esperado para os shows dos dias 30 e 31 de dezembro de 2025, além de organizar o fluxo de veículos e pedestres nas principais vias de acesso aos locais das comemorações.
Prainha (Praça dos Orixás)
Durante as duas noites de evento, o Detran-DF montará dois Pontos de Controle de Trânsito (PCTran) nos acessos à Praça dos Orixás, um vindo da Ponte Honestino Guimarães e outro pela L4 Sul. O acesso de veículos será restrito, com atuação dos agentes para controle do tráfego, orientação aos motoristas e auxílio aos pedestres nas travessias.
Além disso, serão intensificadas ações de fiscalização para coibir irregularidades que comprometam a segurança viária, como estacionamento irregular e direção sob influência de álcool.
Os agentes atuarão:
das 14h às 3h desta terça-feira (30), com ponto de demonstração e patrulhamentos;
das 14h às 3h de quarta (31) para quinta (1º), com controle de tráfego;
das 3h às 15h do dia 1º, com patrulhamentos.
Pontão do Lago Sul
No Pontão do Lago Sul, as intervenções ocorrerão das 16h de quarta-feira (31) às 4h de quinta-feira (1º). Será permitido estacionar no acostamento da via sentido Lago Sul, logo após a Ponte Honestino Guimarães. Já o canteiro central terá estacionamento proibido, com aplicação de multas e remoção de veículos em caso de descumprimento da sinalização.
Os agentes também implantarão duas travessias de pedestres e farão a sinalização da entrada e saída do Pontão com cercas direcionais, para evitar a formação de filas duplas e garantir a fluidez do trânsito. Painéis de mensagens informarão os motoristas sobre os locais permitidos e proibidos para estacionamento.
Ação integrada
As ações no entorno do Pontão do Lago Sul serão realizadas de forma integrada. O Detran-DF ficará responsável pela sinalização e obstáculos físicos na via em frente ao Pontão; a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuará na fluidez, segurança, controle do trânsito e travessia de pedestres; e o DER-DF responderá pela sinalização e controle de tráfego nas rodovias distritais DF-004 e DF-025.
Com o esquema especial, os órgãos de trânsito buscam garantir que as comemorações da virada do ano ocorram com segurança, organização e respeito às normas de circulação, minimizando impactos e promovendo um ambiente seguro para motoristas e pedestres.
