Bahia fortalece pesca artesanal com inauguração da Usina de Beneficiamento de Pescado em Bom Jesus dos Passos

Foto: Manuela Cavadas/Ascom CAR


A atividade pesqueira na Bahia recebe um importante impulso a partir de
quinta-feira (16) com a entrega da Usina de Beneficiamento de Pescado da Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador. O projeto é resultado de uma cooperação internacional entre a Fundação Baía Viva e a ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna ETS, com o objetivo de modernizar e valorizar a rotina de marisqueiras e pescadores locais. A recepção dos representantes italianos, Roberto Copparoni, Stefano Carboni e Antonella Montisci, ocorreu nesta segunda-feira (13), na Associação Comercial da Bahia (ACB), com a presença do secretário da Seagri, Pablo Barrozo, e outras autoridades.

O secretário Pablo Barrozo destacou a importância da parceria e da participação da comunidade italiana no fortalecimento do setor pesqueiro. Segundo ele, a usina permitirá troca de experiências e capacitação técnica, além de possibilitar maior controle de qualidade e aumento da produção. “A unidade de Bom Jesus dos Passos será um exemplo de que podemos produzir mais e melhor em toda a Baía de Todos-os-Santos. Nosso desafio é aproveitar o potencial da faixa litorânea de forma sustentável”, afirmou.

A Bahia Pesca, vinculada à Seagri, já desenvolve ações para fortalecer a pesca artesanal, mariscagem e aquicultura sustentável, incluindo distribuição de alevinos, incentivo à piscicultura comunitária, capacitação de marisqueiras e o projeto Elas à Frente, voltado ao empoderamento feminino no setor pesqueiro. Essas iniciativas promovem geração de renda, inclusão social e aprimoramento das técnicas produtivas nas comunidades costeiras e insulares.

A Usina de Beneficiamento de Pescado possui 100 metros quadrados e está equipada com bancadas, pias, depurador, fogão, freezers e caixas coletoras, garantindo higiene e eficiência no processamento do pescado. O processo de produção abrange lavagem, limpeza, cozimento, catação e congelamento, transformando peixes e mariscos de menor valor comercial em produtos com maior valor agregado, como linguiça, hambúrguer e patê, oferecendo melhores condições de trabalho e valorizando a atividade pesqueira na região.

Fonte: Ascom/Seagri

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem