Distrito Federal inaugura primeira etapa de modernização hídrica na Bacia do Rio Preto e inicia obras de rede de esgoto em Planaltina.
(Fotos: adasa.df.gov.br)No último sábado (4/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da cerimônia de inauguração da primeira etapa do projeto de modernização da infraestrutura hídrica da Bacia do Rio Preto, em Planaltina (DF), e da assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de implantação da rede de coleta de esgoto no Setor Estância Planaltina. O evento ocorreu no Núcleo Rural Rio Preto.
A solenidade marcou a entrega simbólica dos primeiros reservatórios de água para irrigação, que fazem parte do projeto de revitalização e ampliação da infraestrutura hídrica da região. A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Agricultura do DF (Seagri), Adasa, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Peixe Vivo (APV) e Emater-DF.
O governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso do governo com a segurança hídrica e a valorização da produção rural. “Esse projeto, aliado à reservação de água, melhora a renda do produtor e garante segurança hídrica. Há poucos anos, o DF passou pela pior seca da história, por isso é tão importante cuidarmos dos nossos mananciais”, afirmou.
As obras contemplam 16,5 km de canais de irrigação, sendo 6,6 km já concluídos, e a instalação de 247 reservatórios, com 66 já implantados, incluindo os 60 inaugurados durante o evento. Ao todo, 247 propriedades rurais e cerca de 500 famílias serão beneficiadas, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, ressaltou o papel da Agência na articulação entre órgãos e entidades envolvidas. “Este projeto é a prova de que, quando todos trabalham juntos, os resultados aparecem. Nossa obrigação é levar soluções e fortalecer a agricultura familiar, reforçando a segurança hídrica do Distrito Federal”, disse.
O secretário de Agricultura do DF, Rafael Borges Bueno, destacou a entrega de mais de 6 km de canal tubulado e 25 milhões de litros de água reservada, além de agradecer à parceria com Emater e Adasa. “Hoje entregamos dez tanques a mais do que o previsto inicialmente, porque este é um governo que trabalha junto com o produtor”, afirmou.
A secretária do CBHSF, Rosa Francisca Lima, reforçou a importância da união na gestão dos recursos hídricos. “Essa obra é financiada pela cobrança pelo uso da água e retorna para quem é de direito. Precisamos de parcerias para fortalecer a cultura do cuidado com a água e a natureza”, explicou.
O projeto tem como foco garantir segurança hídrica e qualidade de vida às comunidades rurais, ampliando o acesso à água para irrigação e criação de peixes, aumentando a produtividade agrícola e promovendo a sustentabilidade ambiental da região.
Fonte: adasa.df.gov.br




