Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Após 27 anos desativada, Piscina com Ondas do Parque da Cidade passa por revitalização completa e ganha novo complexo aquático com rio lento, áreas infantis e espaços de convivência.
Desativada há quase três décadas, a icônica Piscina com Ondas do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, um dos símbolos mais nostálgicos da capital, está finalmente passando por uma ampla reforma. O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou as obras com um investimento robusto de R$ 18,2 milhões, resgatando a memória afetiva de gerações de brasilienses e dando novo fôlego a um dos espaços mais queridos da cidade.
Os primeiros passos do projeto já estão em execução: os pisos antigos foram demolidos, o entulho removido e a retirada da tubulação e dos tradicionais azulejos Gres está concluída. Os projetos executivos de arquitetura e estrutura já foram aprovados, e a próxima etapa será a escavação do novo rio lento e a construção de um moderno parque aquático infantil.
O novo complexo vai muito além da clássica piscina com ondas. A proposta inclui a construção de um rio lento com cerca de 1.700 metros de extensão, áreas de convivência com paisagismo, piscinas infantis com brinquedos e diferentes profundidades – desde espaços para bebês com 20 cm de lâmina d’água até áreas para crianças pequenas com 40 cm.
A gestão do novo espaço ficará sob responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer do DF ou de entidade a ser definida por chamamento público. A ordem de serviço foi assinada ainda em novembro do ano passado.
Rogério Ramos, engenheiro da empresa responsável pela obra, reforça que a revitalização foi projetada para contemplar toda a família. “Haverá uma área de convivência no centro do percurso do rio, com paisagismo e calçadas. O projeto foi pensado para ser inclusivo, acolhedor e acessível a todos. Estimamos o uso de 5 mil litros de água nesse novo sistema”, explicou.
Com previsão de conclusão para os próximos meses, a nova Piscina com Ondas promete se consolidar novamente como um dos maiores atrativos públicos do Distrito Federal, unindo lazer, acessibilidade e tradição em um só lugar.
