GDF intensifica ações de manutenção urbana para preparar o DF contra chuvas

Operações do programa GDF Presente reforçam limpeza, reconstrução de bocas de lobo e retirada de entulhos em várias regiões administrativas.

Foto: Divulgação/GDF Presente


O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa GDF Presente e em parceria com administrações regionais, intensificou na última semana uma série de ações de manutenção urbana e prevenção em diversas regiões do DF. O objetivo é garantir mais segurança, bem-estar e qualidade de vida à população, além de reduzir os impactos das fortes chuvas quando o período de estiagem chegar ao fim.

Na última quarta-feira (13), equipes do Polo Central do GDF Presente, em conjunto com a Administração do SIA, realizaram uma grande força-tarefa: foram retirados oito caminhões de entulho (cerca de 36 toneladas), limpos 14 abrigos de passageiros e reconstruídas cinco bocas de lobo, especialmente no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan).

Segundo Vânia Gurgel, coordenadora do Polo Central, a região sofre constantemente com o descarte irregular de materiais.

“Esse setor do Saan tem muito descarte, porque o pessoal vem de outros lugares e deixa materiais nesta região. Toda semana precisamos atuar com dois, três caminhões removendo resíduos o dia inteiro. Colocamos placas para conscientizar sobre o descarte correto, porque só assim conseguimos minimizar a situação”, destacou.

Ações no Plano Piloto e São Sebastião

No Plano Piloto, uma operação de desobstrução de bocas de lobo está em andamento na 908 Sul, onde todas as oito estruturas inspecionadas estavam totalmente obstruídas.

Já em São Sebastião, o Polo Sudoeste repôs 50 bocas de lobo na Avenida Comercial do Residencial do Bosque, prevenindo entupimentos e alagamentos. Além disso, equipes também realizam poda de vegetação, higienização de calçadas e limpeza de redes pluviais.
De acordo com Leandro Cardoso, coordenador do Polo, a ação é estratégica:

“Essa reposição é um trabalho preventivo, visando o período chuvoso. Queremos reduzir ao máximo os transtornos para a população, mantendo as cidades preparadas e seguras.”

Força-tarefa em Taguatinga

Em Taguatinga, as equipes iniciaram os trabalhos no dia 11. Até agora, 50 bocas de lobo já foram limpas, sendo 30 desobstruídas com caminhões de hidrojato. Cerca de 30 toneladas de resíduos foram retiradas. O serviço inclui também reposição de tampas e manutenção de estruturas em vias como a QSC 19 Quadra 26, QNL 02, QNL 11 e QNL 13.

As ações fazem parte da política permanente de zeladoria urbana do GDF. Além de preparar as cidades para o período chuvoso, o programa GDF Presente reforça o cuidado com os espaços públicos, promovendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem