Recanto das Emas ganha reforço histórico na saúde pública

 Foto: Divulgação/Novacap

Hospital Regional do Recanto das Emas entra em nova fase de obras e promete transformar atendimento de mais de 150 mil moradores.

A construção do tão aguardado Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE) segue avançando sob a gestão da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A obra, que marca um divisor de águas na assistência à saúde da cidade, está em fase final de terraplenagem e iniciando sua execução física, com investimentos que ultrapassam R$ 133,7 milhões.

O novo hospital vai contar com 100 leitos, sendo 60 de clínica médica, 30 de clínica pediátrica e 10 de UTI pediátrica. A estrutura terá seis consultórios — dois no ambulatório geral e quatro na emergência pediátrica — e um moderno centro cirúrgico com duas salas de cirurgia.

Além da assistência básica e de emergência, o HRE contará com uma ampla área de diagnóstico por imagem, com duas salas de raio-X, uma de tomografia e quatro de ultrassonografia. Também estão previstas farmácias central e satélites, laboratório de patologia clínica, lavanderia, CME (Central de Material Esterilizado), nutrição e dietética, almoxarifado e até uma unidade de ensino e pesquisa.

“Trata-se de mais um passo muito importante em relação a essa tão esperada unidade. Ele caminha dentro do cronograma, mas a tendência é que o andamento se intensifique nos próximos meses”, afirmou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

O projeto arquitetônico priorizou a funcionalidade e a organização dos espaços, de acordo com as diretrizes operacionais da Secretaria de Saúde do DF. A construção utiliza a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que permite mais precisão no planejamento e economia de recursos. Além disso, o hospital busca a certificação ambiental internacional LEED, com práticas sustentáveis e de eficiência energética.

O impacto da nova unidade será direto para os mais de 150 mil habitantes da região, dos quais mais de 80% dependem exclusivamente do SUS. Hoje, o Recanto das Emas dispõe apenas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que sobrecarrega hospitais de outras cidades como Gama e Taguatinga.

“A construção do Hospital do Recanto das Emas é um avanço essencial para a saúde da nossa região. Além de ampliar o acesso a atendimento de qualidade, ele vai desafogar outros hospitais da rede, beneficiando não só os moradores do Recanto, mas toda a Região de Saúde Sudoeste. Esse hospital é um compromisso com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, destacou André Luiz de Queiroz, superintendente regional.

A obra do HRE é mais do que um investimento em estrutura: representa esperança, dignidade e acesso à saúde para milhares de famílias. O futuro da saúde pública no Recanto das Emas começa a ser construído agora.

Fonte:agenciabrasilia.df.gov.br

Voz Nacional - Portal de Notícias

Site de Notícias e criador de conteúdo digital. Comprometo-me sempre a levar matérias sem fake news, garantindo que a informação fornecida seja sempre válida e de qualidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem