Produção recorde de soja e avanço na construção civil impulsionam economia goiana.
O estado de Goiás registrou um crescimento de 7,7% no seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Estatística (IMB), destaca a força do setor agropecuário, que cresceu 17,4% impulsionado por uma safra histórica de soja, com projeção recorde de produção neste ano.
A indústria também apresentou desempenho positivo, com alta de 1,6%, especialmente nas atividades de construção civil (5,3%) e na indústria de transformação (1,4%). Por outro lado, o setor de serviços teve uma leve retração de 0,6%, refletindo possíveis ajustes de mercado e sazonalidades do início do ano.
Comparando-se ao quarto trimestre de 2024, com ajuste sazonal, o crescimento foi de 3,6%. Nesse recorte, a agropecuária voltou a se destacar com impressionantes 47,7% de alta, enquanto os serviços avançaram 1,2%. Esses dados mostram uma recuperação consistente e sólida dos principais motores da economia goiana.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os números reforçam o bom momento do estado: “O resultado do PIB de Goiás para o primeiro trimestre do ano consolida o bom momento da nossa economia, impulsionada por fatores sazonais da agropecuária e pela recuperação de segmentos industriais estratégicos”.
O cenário projeta otimismo para os próximos meses, com o agronegócio mantendo protagonismo e a indústria retomando vigor em áreas-chave. Goiás se firma como um dos principais polos de crescimento econômico do país — combinando produção, inovação e resiliência.