Frente fria de origem polar avança e pode intensificar quedas de temperatura nos próximos dias
O Distrito Federal amanheceu gelado nesta quarta-feira (28), com a menor temperatura do ano registrada na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina. Os termômetros marcaram 11,4°C durante a madrugada, superando o recorde anterior, de 11,9°C, ocorrido no último dia 21, também na mesma estação.
Apesar do frio nas primeiras horas do dia, a temperatura máxima prevista para hoje é de 26°C, com céu encoberto por nuvens. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% nas primeiras horas da manhã e 45% ao longo da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O motivo da queda nas temperaturas é a atuação de uma massa de ar frio de origem polar que tem avançado sobre a América do Sul. Esse sistema, com grande abrangência, tem potencial para atingir diversas regiões do Brasil, incluindo o Planalto Central, contribuindo para o declínio dos termômetros no DF.
Além das temperaturas mais baixas, o avanço da massa de ar polar também poderá trazer chuvas isoladas para o Distrito Federal nos próximos dias. Segundo meteorologistas, esse padrão climático pode se manter até o início de junho, o que reforça a necessidade de atenção com o tempo mais seco e oscilação térmica.
O frio atípico tem levado os brasilienses a tirarem os casacos do armário mais cedo neste ano. Para os próximos dias, a população deve se preparar para manhãs e noites geladas, e uma leve possibilidade de chuvas rápidas em algumas regiões administrativas.