GDF Promove Mais de 300 Atividades Durante o Mês em Celebração ao Dia Internacional da Mulher


GDF Promove Mais de 300 Atividades Durante o Mês em Celebração ao Dia Internacional da Mulher

O calendário comemorativo Março Mais Mulher foi lançado nesta sexta-feira (7) no Salão Branco, do Palácio do Buriti; a solenidade também marcou o início do projeto Meninas em Ação

O Governo do Distrito Federal (GDF) dedica tradicionalmente o mês de março a ações voltadas ao público feminino, com destaque para o Dia Internacional da Mulher. Este ano, o calendário Março Mais Mulher conta com mais de 300 atividades que se iniciam no dia 1º e se estendem até o dia 31 de março. O evento oficial de lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), no Salão Branco, do Palácio do Buriti, e foi marcado pela inauguração de um projeto inovador: o Meninas em Ação, uma parceria da Secretaria da Mulher (SMDF) com as Secretarias de Educação (SEEDF) e de Relações Internacionais (Serinter-DF).

Durante a cerimônia, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, representando o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão, destacou o empenho do GDF em priorizar a pauta feminina. "Desde o início de nossa gestão, criamos a Secretaria da Mulher e temos investido fortemente em programas e equipamentos públicos voltados ao atendimento das mulheres", afirmou Gustavo. De acordo com dados da SMDF, o investimento na pauta feminina aumentou 743% entre 2020 e 2024, com o orçamento subindo de R$ 10 milhões para mais de R$ 86 milhões.

Investimentos e Iniciativas para a Mulher

A programação do Março Mais Mulher abrange áreas como capacitação profissional, saúde, educação, cultura e bem-estar. Um dos destaques da agenda deste ano é a inauguração de dois Centros de Referência da Mulher, anteriormente conhecidos como Casas da Mulher Brasileira. Localizados em Sol Nascente e Recanto das Emas, as unidades, que serão inauguradas em 26 e 27 de março, fazem parte de um projeto maior, que contempla quatro novas Casas da Mulher Brasileira em construção no DF.

O objetivo dessas iniciativas é empoderar as mulheres, combater a violência doméstica e fornecer apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo dignidade e qualidade de vida. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios (Pdad) Ampliada 2024, as mulheres representam 52,3% da população do Distrito Federal.

A Importância da União

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a relevância do calendário, que simboliza a união do governo, sociedade civil e parceiros. "Este calendário é a união de todos, mostrando que a pauta da mulher é uma prioridade não apenas em março, mas ao longo de todo o ano", declarou Giselle. Ela destacou que as mais de 300 ações planejadas englobam temas como saúde, justiça, e conscientização, com atividades como palestras em escolas públicas, ações de empreendedorismo, e eventos culturais e esportivos, como a Caminhada e a Corrida das Mulheres.

Apoio Governamental

O governador Ibaneis Rocha afirmou que o Março Mais Mulher tem como missão apoiar as mulheres do Distrito Federal, que são, em sua maioria, chefes de família e a principal força de trabalho dentro do GDF. "Estamos comprometidos em reduzir a violência contra a mulher, garantir segurança econômica e ampliar as oportunidades de emprego e capacitação profissional para as mulheres", afirmou o governador. "Vamos seguir avançando", completou.

A vice-governadora Celina Leão também enfatizou o compromisso do GDF com os direitos das mulheres e a realização de diversas ações ao longo do mês para valorizar e impulsionar as mulheres em diversas áreas, como educação, empreendedorismo e políticas públicas. "Queremos que cada mulher se inspire e saiba que tem o apoio do poder público para seguir sua trajetória com respeito e dignidade", afirmou Celina.

Meninas em Ação

Além das atividades do Março Mais Mulher, o projeto Meninas em Ação, lançado durante a solenidade, é uma das principais novidades do calendário deste ano. O programa visa oferecer às estudantes de três escolas públicas do Distrito Federal a oportunidade de vivenciar posições de liderança ao lado de embaixadoras, empresárias e mulheres em cargos públicos, como a vice-governadora, a primeira-dama e as secretárias de estado. Entre março e outubro, as participantes terão a chance de se inspirar em mulheres de destaque e fortalecer suas habilidades de liderança.

O Março Mais Mulher é, assim, uma oportunidade para reafirmar o compromisso do GDF com o empoderamento feminino, promovendo ações que visam melhorar a qualidade de vida e garantir os direitos das mulheres em diversas esferas da sociedade.,

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br

Postagem Anterior Próxima Postagem